terça-feira, 20 de março de 2007

BBB

Quem me conhece sabe que eu sou perfeitamente capaz de pensar, falar, raciocinar, juntar palavras de forma que façam sentido. Quem lê esse blog já deve ter percebido isso também. Mas incrivelmente eu assisto o Big Brother Brasil.

Não esse, por estar fazendo sucesso, mas todas. Desde a primeira edição. E nunca consegui compreender porque existem tantos críticos ao programa. Quer dizer, não ao programa em si, porque pode mesmo não agradar a todo mundo, mas principalmente a quem VÊ o reality show da Globo.

Confesso que tenho um problema com esse título de reality show. Porque ficar trancado em uma casa com 15 desconhecidos e cercado por câmeras que te filmam por todos os ângulos e até no banheiro não corresponde com a minha idéia de realidade. Disputar R$ 1 milhão em rede nacional também não. Imaginar que os participantes são na casa como são "aqui fora", como eles chamam, bem, eu tenho minhas dúvidas.

Agora, dizer que BBB é coisa feita para entreter a grande massa que não foi feita para raciocinar e que é puro entretenimento... Discordo plenamente. Porque TUDO na vida depende do modo como se vê as coisas.

Há quem veja o programa simplesmente para saber quando a Siri iria finalmente beijar o "Lemão", há quem veja para acompanhar "as maldades" do Cowboy, há quem veja para acompanhar o andamento do triângulo amoroso formado por Íris, Diego e Fani.

No entanto, como já dito pelo Bial (nota para quem não vive neste mundo: o jornalista é apresentador do programa) quem comanda o show é o público aqui. E com certeza há gente que vê o Big Brother para acompanhar todas essas historinhas e ver ainda como podem ser um reflexo da sociedade brasileira.

Parem pra pensar comigo. Não precisamos ir muito longe. O vencedor do BBB 5 foi um homossexual, o que mostra que o preconceito diminui a cada dia. O participante Rogério foi eliminado com 95% dos votos em um paredão com Tati Pink, por ser considerado da "turma do mal", que se opôs a Jean. No BBB 6, Saullo foi expulso da casa por ter ficado com duas modelos e partido o coração da primeira, a Mari. Porém, no BBB 7, um triângulo amoroso foi totalmente aceito, e muito bem aceito diga-se de passagem. Mesmo tendo em um dos vértices uma garota que tem a coragem de dizer em rede nacional que sim, sente falta de sexo. Posso apostar que ela não será linchada quando sair da casa...
Já "o lado negro da força" composto por Alberto, Analy, Airton, Bruna e Carol tem que tomar cuidado.

A cada paredão fica evidente que o que se faz dentro da casa tem rapidamente um efeito aqui fora, e a porcentagem nos diz exatamente o que a sociedade pensa, considera certo ou errado, mostrando que podemos não saber votar para presidente, mas sabemos direitinho quem deve sair milionário da casa do BBB. Pode ser triste para alguns, mas para mim mostra que estamos mudando nossos valores, e nos tornando mais abertos.

Agora me diz quem é alienado: quem vê o programa e pensa sobre o que está acontecendo ou quem não vê e pensa que sabe tudo? =P

Postado em:
domingo, 4 de março de 2007
Por: Tatita

5 comentários:

Anônimo disse...

resolvi comentar tati...

Concordo com você em vários aspectos. Pra ser sincera, na maioria deles. Mas o fato que realmente chama a atenção é mesmo a hipocrisia da sociedade brasileira.
Também sou telespectadora assídua do Big Brother Brasil (e também me considero alguém com capacidade ampla de me expressar), mas confesso que esta edição não me deixa empolgada. Todos temos curiosidade em relação ao próximo e acho que o programa foi criado com esta intenção. O problema é que, como tudo no Brasil, o programa caiu no gosto popular, tanto dos ignorantes, quanto dos intelectuais envergonhados por assitirem e a partir daí criou-se uma expectativa frenética em relação aos índices de audiência e aceitação do público. Ora, a Globo, que de boba só possui a primeira letra, agarrou com unhas e dentes esta oportunidade de "fabricar a realidade" que lhe convém. A grande questão é que esta edição vem sendo discaradamente roubada. Ou melhor, existem participantes sendo visivelmente favorecidos lá dentro. E por que isso? A culpa é sempre do povo... A nossa população tem uma necessidade insaciável de espelhar-se nos outros. E nada melhor que ver-se na TV para torná-los dependentes. Por que se preocupar com os rumos que o país irá tomar neste novo mandato? "O Lula foi eleito, ele é do povo, é como nós, ele está com a gente." É este o discurso do brasileiro, o mesmo que enche a boca para enobrecer a suposta dignidade e caráter de Íris e Alemão, os "queridinhos do público" (ou seriam as marionetes da Globo?)
Sendo assim, acho difícil conseguirmos convencer alguém que não acompanhe o programa de que é algo produtivo. Eu mesma estou tendo minhas dúvidas... Afinal, onde está a linha tênue que difere realidade e ficção? Acho que a Globo escondeu e o brasileiro tem preguiça de procurar.

Anônimo disse...

Po,esse programa é totalmente controlado....isso que me irrita profundamente.

Anônimo disse...

LUIZA PARA O PARAFUSO A MAIS!

Anônimo disse...

Eu não vejo pq me dá um sono do cacete....

Anônimo disse...

em primeiro lugar, o programa eh um saco. Em segundo lugar, a fani eh gata. Em terceiro lugar, ve-la comer me da nojo!

em quarto lugar, eu vou me inscrever no bb 8 se ainda estiver vivo. Em quinto lugar, o Alzheimer me impede de continuar a lista.

O viadinho ganhou pq o povo eh hipocrita! Pra mim, o unico que merecia ganhar era o Jean massumi do eixo do mal, esse cara era ducaray!

agora vou pra cama pq a artrose me impede de digitar mais.